O Ypiranga aproveitou os seus dois jogos contra o América para somar seis pontos e subir quatro posições no Campeonato Pernambucano. Neste domingo, a Máquina de Costura fez 2x0 no Periquito, no Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe, e chegou ao sexto lugar, com 16 pontos. Já o Mequinha permanece na lanterna, com dois, e segue no caminho rumo à Segundona.
Os gols do Ypiranga foram marcados por Otacílio e pelo estreante André Lima. Na próxima rodada, a Maquina de Costura receberá o Santa Cruz (5º, com 20). Já o América, que ainda não venceu no Estadual, jogará contra o Náutico (2º, com 25) no Ademir Cunha, em Paulista.
No jogo de ontem, havia equilíbrio até os 33 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro do América Negreti foi expulso por entrada violenta. Antes disso, cada equipe teve uma boa oportunidade de marcar. O Ypiranga com Teles, aos 12, e o Mequinha com Curinga, aos 14.
Logo após a expulsão a Máquina de Costura chegou ao gol. Aos 36, Danilo Lins começou a jogada, passou para Ila que finalizou. A bola bateu na defesa do América e Otacílio tocou de calcanhar para a rede. O Ypiranga chegou a fazer o segundo gol, aos 37, mas a arbitragem assinalou impedimento de Teles, que havia feito belo tento.
Na segunda etapa, o Ypiranga voltou com o mesmo ímpeto e conseguiu ampliar, aos 4 minutos. Teles levantou a bola na aérea, e André Lima cabeceou para o fundo da rede, fazendo 2x0. A Máquina de Costura dominou o jogo até os 20 minutos, quando Teles foi expulso.
A partir daí, o Mequinha cresceu na partida e chegou a pressionar o Ypiranga. O meia Curinga e o atacante Carlinhos Gravatá foram os jogadores mais agudos do América, no entanto, esbarraram na defesa da Máquina de Costura. A vitória colocou o time de Santa Cruz do Capibaribe na briga pela vaga da Série D do Brasileiro. Se o Estadual terminasse hoje, o Ypiranga estaria garantido na competição nacional.